terça-feira, 10 de maio de 2011

Eleições para Grêmio despertam a cidadania entre alunos do Colégio UNITAU

Os alunos da Escola Alfredo José Balbi, Colégio UNITAU, que tem como lema “Educação para cidadania”, votaram no final de abril, nas eleições que definiram a Chapa Uatinu como o novo grêmio estudantil de 2011. A chapa é presidida pela aluna Agnes de Mello Furukawa, do 2º ano do Ensino Médio que cursa o Técnico em Análises Clínicas. O evento contou com a presença do reitor da Universidade de Taubaté, Prof. Dr. José Rui Camargo, e do vice-reitor, Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan.
As atividades iniciais referentes às eleições começaram em março, com uma assembleia geral para a composição das chapas com o professor Malco Rodrigo de Oliveira Santos, que leciona Filosofia na escola. Ao longo do mês de abril, foram formadas as chapas dos alunos, seguida da divulgação e apresentação de propostas. Aproximadamente 1200 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos técnicos participaram da votação.
“É muito gratificante ver a disposição e animação dos alunos nesse exercício de cidadania”, garante a juíza eleitoral das eleições e vice-diretora, professora Cristina Célia Gimenes Bernardino.
Com o grêmio estudantil, os alunos fazem reivindicações por meio de requerimentos à direção; o representante da chapa participa do Conselho Estudantil e da Associação de Pais e Mestres, entre outras atividades e projetos nas áreas de cultura, de esportes, de política, social e de comunicação.

URNA ELETRÔNICA
Uma urna eletrônica desenvolvida pelo professor de Informática Reginaldo Luiz Gonçalves foi a novidade deste ano. “Os alunos votaram, clicando na imagem da presidente da chapa. Esse processo foi desenvolvido para que os mais novos – que ainda não sabem ler – não tivessem problemas para votar”, explica o professor. “Ao exercer a cidadania já na escola, o aluno percebe que o sistema de votação é fácil e que não há dificuldades na hora do voto”, completa.

 via Pierre Cruz ACOM / UNITAU


Escola Dr. Alfredo José Balbi - Colégio UNITAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário