Os alunos da Escola Alfredo José Balbi, Colégio UNITAU, que tem como lema “Educação para cidadania”, votaram no final de abril, nas eleições que definiram a Chapa Uatinu como o novo grêmio estudantil de 2011. A chapa é presidida pela aluna Agnes de Mello Furukawa, do 2º ano do Ensino Médio que cursa o Técnico em Análises Clínicas. O evento contou com a presença do reitor da Universidade de Taubaté, Prof. Dr. José Rui Camargo, e do vice-reitor, Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan.
As atividades iniciais referentes às eleições começaram em março, com uma assembleia geral para a composição das chapas com o professor Malco Rodrigo de Oliveira Santos, que leciona Filosofia na escola. Ao longo do mês de abril, foram formadas as chapas dos alunos, seguida da divulgação e apresentação de propostas. Aproximadamente 1200 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos técnicos participaram da votação.
“É muito gratificante ver a disposição e animação dos alunos nesse exercício de cidadania”, garante a juíza eleitoral das eleições e vice-diretora, professora Cristina Célia Gimenes Bernardino.
Com o grêmio estudantil, os alunos fazem reivindicações por meio de requerimentos à direção; o representante da chapa participa do Conselho Estudantil e da Associação de Pais e Mestres, entre outras atividades e projetos nas áreas de cultura, de esportes, de política, social e de comunicação.
URNA ELETRÔNICA
Uma urna eletrônica desenvolvida pelo professor de Informática Reginaldo Luiz Gonçalves foi a novidade deste ano. “Os alunos votaram, clicando na imagem da presidente da chapa. Esse processo foi desenvolvido para que os mais novos – que ainda não sabem ler – não tivessem problemas para votar”, explica o professor. “Ao exercer a cidadania já na escola, o aluno percebe que o sistema de votação é fácil e que não há dificuldades na hora do voto”, completa.
via Pierre Cruz ACOM / UNITAU
Escola Dr. Alfredo José Balbi - Colégio UNITAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário